Dom09232018

Last updateDom, 01 Set 2013 9am

Denis Lerrer Rosenfield

Denis Lerrer Rosenfield

Denis Rosenfield é graduado em filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México, “Doutor de Estado” pela Universidade de Paris I (Panthéon Sorbonne), em 1982, e pós-doutor na Ecole Normale Supérieure de Fontenay-St.Cloud, em 1999.

Rosenfield leciona filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  e é pesquisador I-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  É autor de vários livros e artigos em português, francês e espanhol, além de ser professor visitante em universidades da França, Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

É articulista dos jornais “O Estado de S. Paulo” e “Folha de São Paulo” e editor da revista “Filosofia Política”. Escreveu, entre outras obras,  “Retratos do mal” (Jorge Zahar, 2003).

Quinta, 09 Agosto 2018 16:48

PERCEPÇÕES DO NOVO

O novo é percebido de diversas maneiras. Não há um sentido unívoco que seja compreendido pela opinião pública e pelos diferentes atores políticos. Cada um veicula a sua própria noção ao sabor das conveniências e das circunstâncias.

Sábado, 04 Agosto 2018 17:41

O FATOR CONSERVADOR

 

 

 

Nesse contexto, coloca-se como uma questão central dos políticos em geral e dos presidenciáveis em particular: que posição assumir diante de uma pauta conservadora que terá nesta eleição, muito provavelmente, um peso maior que o das últimas eleições.

Segunda, 23 Julho 2018 12:50

LOUCURA COM MÉTODO

 

 

 

Se o PT sempre foi uma máquina produtora de versões, a prisão de seu líder máximo apenas confirma este fato.

Sábado, 21 Julho 2018 12:54

ELEIÇÕES E REFORMAS

 

 

 

Paradoxalmente, a sociedade clama por mudanças, porém age conforme parâmetros atrasados e ultrapassados. Combate a corrupção e pede mais intervenção estatal, como se esta não fosse a causa estrutural de desvio de recursos públicos. Quanto maior a presença do Estado, mais espaço é aberto para a corrupção e os seus agentes.

Sábado, 14 Julho 2018 18:28

A CACOFONIA DA AUTORIDADE

 

 

 

Um dos problemas que o País enfrenta concerne a quem governa, isto é, quem decide em última instância. Há todo um desenho constitucional que estabelece a separação de Poderes, a partir do compartilhamento da autoridade, bem como suas distintas prerrogativas e competências.

Sexta, 29 Junho 2018 18:51

O TEATRO DA IMORALIADE

Quem mais se opõe à reforma da Previdência são os privilegiados do serviço público.

Quinta, 14 Junho 2018 14:32

A VOLTA DOS MILITARES

 

 

 

Novidade histórica: os militares voltarão ao poder, pela via democrática.

Segunda, 14 Maio 2018 15:09

LINHA DIVISÓRIA

 

 

 

O governo apostou na economia, que segue novos rumos, mas foi tragado pela moral.

Segunda, 02 Abril 2018 14:25

INDIGNAÇÃO

 

 

 

No próximo dia 4 será retomado o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula relativo à sua condenação em segunda instância e à sua provável prisão pelo TRF-4.

Segunda, 19 Março 2018 11:27

CRISE DE AUTORIDADE

 

 

 

A competência do STF tem limites, cabe ao Legislativo resgatar a soberania popular.

Pagina 1 de 12
  • Copyright © 2007. www.rplib.com.br . Todos os direitos reservados.

    Republicação ou redistribuição do conteúdo do site RPLIB é permitido desde que citada a fonte. O site RPLIB não se responsabiliza por opiniões, informações, dados e conceitos emitidos em artigos e colunas assinados e nos textos em que é citada a fonte.