
Dartagnan Zanela
Professor e ensaísta. Autor dos livros Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos – ensaios sociológicos.
BESTIALIZAÇÃO E OUTROS BICHOS
Enfim, o mundo está cheio de gente assim e, o pior de tudo, é que corremos o risco de agirmos bem desse jeitão se imaginarmos que somos imunes e esse tipo de bestialização.
SE LIGA QUE A PARADA É SINISTRA
Nesse sentido, podemos dizer que o uso do relativismo, moral e cognitivo, nada mais seria que a arte de aprender a mentir e a se auto enganar com justificativas sofisticadas e elegantes.
UMA DOSE DE VICODIN
Conhecer alguma coisa, com relativa profundidade, não é algo que se faz com base na repetição de platitudes, rótulos e cacoetes mentais frente a cada estímulo que nos é apresentado pela realidade que nos circunda.
NO BICO DO CORVO
Venhamos e convenhamos: uma coisa é ficarmos sentido o cheiro agradável de pétalas de rosa e hortelã durante o dia, outra bem diferente é ficarmos respirando o próprio bafo.
AS FILHAS DO REI
Trocando em miúdos: não é que ele, o respeito, tirou férias ou foi se aliviar, apenas ficou em desuso por alguém, ou por nós, momentaneamente e, logo após os comerciais, ele retorna com sua programação normal.
REFAZENDO AS ASAS DE ÍCARO
Esses caboclos, falou meu amigo, não tem mais como ficar enganando a gente como eles faziam antigamente.
ENTRE CORTESÃOS E VILÕES
De norte a sul do Brasil vemos as municipalidades nas mãos de “reizinhos” que tomam posse do erário, juntamente com uma corruptela de cortesãos que os rodeiam para obter alguma benesse na forma de contratos, cargos, favores e assim por diante.
PILATOS DESASSOSSEGADO
Gostemos ou não de admitir, a grande mídia, com sua mediocridade massificante, tornou-se uma espécie de religião invertida que faz do entretenimento a sua liturgia.
CHURRASCO NA CASA DO COTOVIA
“Por isso, ao invés de fazer santinhos e coisas do gênero, eu irei fazer a minha propaganda com materiais que comuniquem de forma clara minhas intenções enquanto homem público”.
AUTORITARISMO SANITÁRIO
Utilizar uma substância que não passou pela provação do tempo é pedirmos para servir de cobaia e, no caso, permitir que nossos filhos sejam utilizados como tal.