Sex07192019

Last updateDom, 01 Set 2013 9am

Dartagnan Zanela

Dartagnan Zanela

Professor e ensaísta. Autor dos livros Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos – ensaios sociológicos.

Segunda, 01 Julho 2019 11:39

MÁXIMAS DUM TINTEIRO MÍNIMO

 

 

O que nos diferencia uns dos outros, em nossa mediocridade fundamental, é que uns se envergonham disso e labutam para mudar esse quadro nada original; outros, muito pelo contrário, se orgulham de sua mendacidade e acreditam que ela seria o nível mais elevado que um ser humano seria capaz de atingir.

Quinta, 06 Junho 2019 16:48

O CALAR DOS SINOS

A procura pelo silêncio é uma jornada longa e cansativa, especialmente num mundo como o nosso onde o alarido e a balburdia são tidos, mesmo que veladamente, como sendo uma espécie de regra [travessa] de convívio.

Terça, 28 Maio 2019 18:05

A TRISTEZA DE DOM QUIXOTE

Toda vez que ouvimos o termo “burguês”, a primeira imagem que nos vem à mente é a de uma classe social. Tal imagem, em si, não é incorreta; porém, a burguesia, o aburguesar-se, é muito mais do que apenas uma referência a uma determinada posição socioeconômica ocupada por um indivíduo; é, antes de qualquer coisa, um estado de espírito.

Quinta, 04 Abril 2019 15:49

A ESTUPIDEZ COMO FONTE DE AUTORIDADE

 

 

 

Houve um tempo que algumas pessoas julgavam-se a última bolacha do pacote só porque haviam lido um livro que, por sua deixa, as encantou. Muitas vezes era o único livro que fora lido por elas na vida.

Segunda, 04 Março 2019 11:07

UM PEDREGOSO CAMINHO

Enfim e por fim, não é à toa que Sócrates teve o destino que teve, não é por acaso que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo divino encarnado, foi flagelado e morto na cruz por cada um de nós.

Quarta, 13 Fevereiro 2019 16:33

HAVIA UMA PEDRA NO MEIO DA LINHA

Penso que seria justamente aí que reside, em parte, a sofrência indicada pelo nosso amado poetinha e, em parte, a boniteza apontada pelo historiador inglês.

Terça, 22 Janeiro 2019 10:23

RABISCOS NUM DIÁRIO SEM CAPA # 001

O Brasil muitas vezes parece uma piada de mau gosto. Noutras, realmente, somos uma. Por isso, nossa história recente não terá como não ser contada com uma narrativa que misture, de maneira equilibrada, o enredo duma comédia pastelão com cenas picantes dum pornô chanchada.

Quinta, 03 Janeiro 2019 13:10

NÃO TENHO NENHUMA MENSAGEM

 

 

 

Lembro-me que, na década de noventa, uma das turmas que lecionei, e que estava se formando, me pediu para sugerir uma frase para ser estampada em sua camiseta de formatura - camiseta a qual tenho guardada até hoje.

Segunda, 24 Dezembro 2018 13:09

UMA MENSAGEM DE NATAL (OU QUASE ISSO)

Não é um qualquer, como eu e você, que está nascendo. E toda vez que Seu natalício é celebrado, no dia 25 de dezembro, nosso coração [microcosmo] e o mundo a nossa volta [macrocosmo] sentem Sua presença e, é claro, se agitam. Como se agitam!

Domingo, 02 Dezembro 2018 14:10

PEPE VS. JAIR

 

 

 

Diante disso, dá pra entender porque eles são capazes de admirar o Pepe pelas mesmas razões que odeiam o Jair.

Pagina 1 de 31
  • Copyright © 2007. www.rplib.com.br . Todos os direitos reservados.

    Republicação ou redistribuição do conteúdo do site RPLIB é permitido desde que citada a fonte. O site RPLIB não se responsabiliza por opiniões, informações, dados e conceitos emitidos em artigos e colunas assinados e nos textos em que é citada a fonte.