Sex05292020

Last updateDom, 01 Set 2013 9am

Mario de Oliveira Seixas

Mario de Oliveira Seixas

Mario de Oliveira Seixas é General-de-Brigada, na reserva do Exército brasileiro. Realizou todos os cursos militares, nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, assim como o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, o de mais elevado nível da carreira. É engenheiro de telecomunicações formado pelo Instituto Militar de Engenharia. No exterior, cursou o British Army Staff College (curso de Comando e Estado-Maior do Exército Britânico) e a Defence School of Language (curso da língua inglesa). Na PUC-Rio, especializou-se em Educação à Distância. Na FAAP, em São Paulo, realizou o Curso de MBA em Excelência Gerencial, com Ênfase na Gestão Pública. De 2005 à 2009 foi o Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública da Cidade de Campinas - SP. De 2009 a 2018 foi Superintendente Geral da entidade Movimento Vida Melhor - MVM, em Campinas - SP, cujo propósito é retirar das ruas da cidade adolescentes em risco social.

Ao só enxergar o coletivo, esquecendo o individual, se comete erro crasso e o que decorrer daí carregará erro congênito.

A, por vezes angustiante, experiência dicotômica vivenciada pelo homem ao longo de sua história (concreto x abstrato; realidade x intangibilidade; horizontal x vertical), segundo o filósofo catarinense Huberto Rhoden, tende a, no dia-a-dia, se materializar no conflito “querer” versus “dever”.

Publicado inicialmente em 28 de março de 2011

 

"O homem é um ser evolvível. Foi meramente instintivo. Hoje, é instintivo-intelectivo. Amanhã, será instintivo-intelectivo-intuitivo, ou seja, racional"                                            
(Huberto Rhoden – O Pensamento Filosófico da Antiguidade).

Particularmente no segundo mandato do Sr. Luiz Inácio, as sucessivas tentativas de amordaçamento da sociedade brasileira, a partir de inúmeras propostas de instrumentos “legais”, disponibilizados ao domínio público, para que, se constituindo em balões de ensaio, pudessem especular a respeito da reação da população brasileira a essas escaramuças, estimularam ampla discussão, nos mais diversos fóruns, sobre liberdade.

A passividade será sempre estímulo para que os abusos ocorram, se avolumem, sem limites.

 

Sexta, 08 Maio 2020 20:40

DITADURA DEMOCRÁTICA

A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer. - Rui Barbosa

Sexta, 01 Maio 2020 21:05

CONSCIENTEMENTE VENAIS

Imagine, por fim, que esses indivíduos se acumpliciem com outros de segmentos igualmente responsáveis pelo atendimento dos interesses maiores da coletividade para ampliaram suas capacidades de atuarem em favor de si próprios, de seus grupos, impedindo outros grupos de terem suas aspirações atendidas.

O país está vivendo um momento de grande conflito político, social, com, lamentavelmente, sérias consequências financeiras.

Não seja um inocente útil a serviço de profissionais desonestos, ou como tenho visto recentemente ser dito: não seja um idiota útil.

Sábado, 04 Abril 2020 18:47

NOJO, REPUGNÂNCIA

É, exatamente, desse conflito entre as dimensões da inteligência e da razão do homem que autores que se debruçam sobre o tema, em razão de suas convicções pessoais, apontam o surgimento do “pecado” ou do “crime”.

Pagina 1 de 7
  • Copyright © 2007. www.rplib.com.br . Todos os direitos reservados.

    Republicação ou redistribuição do conteúdo do site RPLIB é permitido desde que citada a fonte. O site RPLIB não se responsabiliza por opiniões, informações, dados e conceitos emitidos em artigos e colunas assinados e nos textos em que é citada a fonte.