
Maynard Marques de Santa Rosa
General-de-Exército reformado. Nasceu em Canudos (município de Anadia-AL), em 1944. Formado pela AMAN, turma de 1967. Graduou-se nos demais cursos de formação militar e no curso de Política e Estratégia do US Army War College. Serviu em 24 organizações militares. Foi Comandante Militar do Nordeste, Secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, professor de pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP (S. Paulo) e Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
DIALÉTICA DA INSENSATEZ
Uma prerrogativa ilimitada de interpretar a Constituição concede aos membros do STF o poder de relativizar preceitos e reverberar, placidamente, as invectivas dos partidos minoritários, para ingerir com decisões discutíveis na gestão pública, cerceando o poder outorgado pelo povo ao Executivo.
NOVAS MIRAGENS DO ELDORADO
A Amazônia anseia por desenvolvimento, que só pode ser alcançado mediante integração, povoamento e investimento na formação de um mercado interno.
LIBERDADE DE AÇÃO
No Brasil pós-1988, as corporações influentes no Congresso avançaram sobre as rubricas do orçamento federal, carimbando a sua destinação e, com isso, restringindo a liberdade de gestão do Poder Executivo.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRANSIÇÃO JUSTA
O Movimento Globalista tem particular interesse em manter o controle do mercado mundial de commodities minerais e energéticas.
CIRCUNSTÂNCIAS E OPORTUNIDADES
Parece que o racionalismo cultural das sociedades mais esclarecidas tornou as pessoas pretensiosas e materialistas
A PROBLEMÁTICA AMAZÔNICA
Relegada a Bacia Amazônica por muitas décadas, esvaziou-se o interior, cresceu a favelização urbana e estagnou-se a economia. A população ressente-se de abandono.
AVALIAÇÃO DA CONJUNTURA 2020
A escolha política dos ministros dos tribunais superiores ensejou a politização do Judiciário.
PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL: Nó Górdio no Setor Público
Cada novo governo costuma desenvolver um processo próprio de gestão, mais de acordo com o sentimento das pessoas do que com as necessidades da administração. A falta de planejamento compromete o princípio da unidade de ação, a coordenação institucional e a integração de esforços.
RENOVAR É PRECISO
“Quando se manipula a opinião pública com apelos antinaturais, provoca-se uma repressão dos instintos. (...) Os manipuladores podem alcançar sucesso temporário no início, mas acabam por fracassar no longo prazo” (Marie Louise von Franz).
DECODIFICANDO A GEOPOLÍTICA GLOBAL
“Povo nenhum é suficientemente poderoso para estabelecer uma hegemonia mundial”(George Kennan).