Qui08162018

Last updateDom, 01 Set 2013 9am

Márcio Coimbra

Márcio Coimbra

Márcio Chalegre Coimbra, é advogado, sócio da Governale - Políticas Públicas e Relações Institucionais (www.governale.com.br). Habilitado em Direito Mercantil pela Unisinos. Professor de Direito Constitucional e Internacional do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília. PIL pela Harvard Law School. MBA em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Direito Internacional pela UFRGS. Vice-Presidente do Conil-Conselho Nacional dos Institutos Liberais pelo Distrito Federal. Sócio do IEE - Instituto de Estudos Empresariais. É editor do site Parlata (www.parlata.com.br) articulista semanal do site www.diegocasagrande.com.br e www.direito.com.br. Tem artigos e entrevistas publicadas em diversos sites nacionais e estrangeiros (www.urgente24.tv e www.hacer.org) e jornais brasileiros como Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Zero Hora, Jornal de Brasília, Correio Braziliense, O Estado do Maranhão, Diário Catarinense, Gazeta do Paraná, O Tempo (MG), Hoje em Dia, Jornal do Tocantins, Correio da Paraíba e A Gazeta do Acre. É autor do livro “A Recuperação da Empresa: Regimes Jurídicos brasileiro e norte-americano”, Ed. Síntese - IOB Thomson (www.sintese.com).

Terça, 07 Agosto 2018 12:15

GUINADA CONSERVADORA

 

 

 

Bolsonaro segue sendo o principal personagem desta eleição. Isso ocorre não somente por liderar as pesquisas, mas porque tornou-se o centro das atenções dos seus opositores. Entretanto, sua estratégia vai além. Falando de forma simples, diretamente ao brasileiro médio, alcança uma conexão que poucos políticos conseguiram estabelecer com o eleitorado.

Terça, 31 Julho 2018 11:24

ALIADOS DE OCASIÃO

 

 

 

Com Alckmin no papel, o centrão busca sua sobrevivência política. No momento que a perspectiva de poder mudar de lado, os novos aliados estarão prontos para desertar. Cabe ao tucano, reagir, sob pena de se tornar a mais nova versão de Cristiano Machado.

Quarta, 25 Julho 2018 11:46

VELHA POLÍTICA

 

 

 

A opção de Geraldo Alckmin (PSDB) pelo caminho da velha política pode, mais do que ser uma jogada de mestre, tornar-se o prenúncio de sua derrota. Diante de um eleitorado cético com a política tradicional, a opção pela aliança com o consórcio de partidos fisiológicos que orbitam o poder desde os primórdios do petismo até os estertores do emedebismo, pode ferir fatalmente a campanha do tucano.

Quinta, 19 Julho 2018 14:04

REFÉNS DO ATRASO

Um novo governo terá liderança e legitimidade para implementar as reformas, que agora precisam ser muito mais profundas e densas, portanto, mais desafiadoras. Se falharmos neste caminho, veremos a falência completa do modelo implementado desde a Nova República, uma irresponsabilidade que pode colocar em xeque inclusive nossa democracia.

Sábado, 14 Julho 2018 18:40

LIÇÕES DA COPA

 

 

 

Na política, como no esporte, o Brasil segue sua busca incansável por salvadores da pátria. Uma característica presente em nosso continente, algo que vai muito além das quatro linhas. Os resultados políticos, como sabemos são desastrosos. Celeiro de líderes populistas, países do México até a Patagônia, tornaram-se reféns de um modelo que trouxe um legado de subdesenvolvimento e derrotas.

Sexta, 29 Junho 2018 18:39

INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA

Na noite de quinta-feira reuniram-se na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM), o senador Aécio Neves (PSDB) e o presidente Michel Temer (MDB). O tema do encontro, que não constava da agenda pública de qualquer um deles, era naturalmente a sucessão e a montagem do quadro eleitoral.

Quarta, 20 Junho 2018 17:55

CALENDÁRIO ELEITORAL DA COPA

Por certo o resultado da Copa do Mundo deste ano não afetará a corrida presidencial, mas seu lugar no calendário serve como divisor de águas dentro do quadro eleitoral. Logo depois do evento, já estaremos diante das convenções, quando os partidos formalizarão as chapas para inscrição em meados de agosto. 

Terça, 05 Junho 2018 13:42

COLÔMBIA: AS ELEIÇÕES E FUTURO

 

 

 

A eleição presidencial na Colômbia deixa muitos ensinamentos. A derrota do centro político talvez seja a mais intrigante. Em um país que nunca optou pela esquerda, mas que governou pelo centro muitas vezes, o embate do segundo turno colocará duas visões de país diametralmente opostas diante do eleitor. Pela direita, Ivan Duque, o candidato do ex-Presidente Álvaro Uribe e pela esquerda, Gustavo Petro, ex-Prefeito de Bogotá.

Quinta, 12 Abril 2018 14:18

TRIUNFO DA LEGALIDADE

 

 

 

Um grande país se faz com leis. Talvez esta seja a maior descoberta do brasileiro desde o início da operação Lava Jato, o fato de que existem ordenamentos que regram nossa sociedade e estão acima dos homens.

Segunda, 26 Março 2018 19:21

TRIBUNAL POLÍTICO

Parece que cada vez mais nossa Suprema Corte toma contornos políticos, distanciando-se da verdadeira prestação jurisdicional que deve ser isenta, imparcial e neutra. São inúmeros os casos que, depois de enfrentarem o rigor da lei nas instâncias inferiores, são relaxados pelo STF.

Pagina 1 de 13
  • Copyright © 2007. www.rplib.com.br . Todos os direitos reservados.

    Republicação ou redistribuição do conteúdo do site RPLIB é permitido desde que citada a fonte. O site RPLIB não se responsabiliza por opiniões, informações, dados e conceitos emitidos em artigos e colunas assinados e nos textos em que é citada a fonte.