Ter12112018

Last updateDom, 01 Set 2013 9am

Márcio Coimbra

Márcio Coimbra

Márcio Chalegre Coimbra, é advogado, sócio da Governale - Políticas Públicas e Relações Institucionais (www.governale.com.br). Habilitado em Direito Mercantil pela Unisinos. Professor de Direito Constitucional e Internacional do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília. PIL pela Harvard Law School. MBA em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Direito Internacional pela UFRGS. Vice-Presidente do Conil-Conselho Nacional dos Institutos Liberais pelo Distrito Federal. Sócio do IEE - Instituto de Estudos Empresariais. É editor do site Parlata (www.parlata.com.br) articulista semanal do site www.diegocasagrande.com.br e www.direito.com.br. Tem artigos e entrevistas publicadas em diversos sites nacionais e estrangeiros (www.urgente24.tv e www.hacer.org) e jornais brasileiros como Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Zero Hora, Jornal de Brasília, Correio Braziliense, O Estado do Maranhão, Diário Catarinense, Gazeta do Paraná, O Tempo (MG), Hoje em Dia, Jornal do Tocantins, Correio da Paraíba e A Gazeta do Acre. É autor do livro “A Recuperação da Empresa: Regimes Jurídicos brasileiro e norte-americano”, Ed. Síntese - IOB Thomson (www.sintese.com).

Sexta, 07 Dezembro 2018 11:41

RETOMADA INTERNACIONAL

A visita de Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos tende a se tornar um marco importante na retomada das relações entre Brasília e Washington. Ao tomar a iniciativa de iniciar essas conversas, nosso país sinaliza de modo claro que deseja resgatar os laços que historicamente sempre uniram as duas nações.

Segunda, 26 Novembro 2018 19:36

REAÇÃO INDECENTE

Depois de serem varridos da política pelas urnas, os derrotados do último pleito, representantes do velho establishment, resolveram dar o troco. Reunidos em Brasília, buscaram uma forma de mostrar força usando a democracia como escudo para justificar sua atitude nitidamente antirrepublicana.

Quinta, 08 Novembro 2018 16:34

REINVENTAR O SISTEMA

A eleição de Jair Bolsonaro para o Planalto é algo muito mais significativo, em termos históricos, do que vem sendo dito. Para além de encerrar mais um ciclo de 30 anos na política brasileira e implementar uma guinada conservadora, tudo indica que o novo governo inaugurará uma nova forma de fazer política, tentando colocar um ponto final no presidencialismo de coalizão em vigência desde o começo da Nova República.

Quinta, 01 Novembro 2018 16:56

LIÇÕES DO PLEITO

A primeira conclusão é simples. Como escrevi nesta coluna mais de um ano atrás, estávamos diante de um processo eleitoral denso, que encerra um ciclo de 30 anos da política brasileira, iniciado com a redemocratização. Nosso país tem esta característica e produz a cada três décadas uma mudança de fundo nas estruturas de poder. Um processo que começou em 2013, encontrou seu ápice em 2018.

Quinta, 25 Outubro 2018 17:36

AOS INIMIGOS, A LEI

Ao levantar esse argumento, Haddad argumenta que a lei deve ser aplicada somente diante dos seus inimigos. Uma postura que em nada rima com a democracia que diz defender. Tudo indica que o abalo sofrido pela perda do poder foi profundo e a falta de autocrítica levará o partido a derrota mais profunda de sua história.

Quinta, 11 Outubro 2018 17:26

ELEITOR EM FÚRIA

O resultado eleitoral deste domingo deixou um recado muito claro para os políticos: o eleitor cansou. Isto tem íntima relação com o momento que estamos vivendo, de reorganização do tecido político com o fim da Nova República. As velhas práticas e estratégias não funcionam mais, assim como os nomes tradicionais e antigas alianças.

Quinta, 27 Setembro 2018 15:02

VOTO ÚTIL

 

 

 

Caminhamos para a polarização da campanha entre direita e esquerda, com chances reais de vitória para Bolsonaro no primeiro turno. Considerando os votos válidos, ele está a menos de dez pontos disto. Para tanto, o voto útil será decisivo.

Terça, 11 Setembro 2018 14:01

NOVA CAMPANHA

 

 

 

Quatro semanas antes da eleição presidencial mais imprevisível dos últimos tempos surgiu o imponderável. O atentado contra Bolsonaro na mineira Juiz de Fora alterou a dinâmica do pleito e reorganiza a estratégia de todos os candidatos ao Planalto. Estamos diante de uma eleição nova, entretanto, com os mesmos favoritos.

Quinta, 30 Agosto 2018 16:56

MISSÃO (IM)POSSÍVEL

Dentro do próprio ninho tucano ainda existe ceticismo em torno de seu nome, a começar por Fernando Henrique Cardoso, que já demonstrou simpatia por Haddad, sugeriu uma aliança com o petismo para evitar a direita na reta final e mais uma vez disse que não deve participar ativamente da campanha.

Terça, 07 Agosto 2018 12:15

GUINADA CONSERVADORA

 

 

 

Bolsonaro segue sendo o principal personagem desta eleição. Isso ocorre não somente por liderar as pesquisas, mas porque tornou-se o centro das atenções dos seus opositores. Entretanto, sua estratégia vai além. Falando de forma simples, diretamente ao brasileiro médio, alcança uma conexão que poucos políticos conseguiram estabelecer com o eleitorado.

Pagina 1 de 14
  • Copyright © 2007. www.rplib.com.br . Todos os direitos reservados.

    Republicação ou redistribuição do conteúdo do site RPLIB é permitido desde que citada a fonte. O site RPLIB não se responsabiliza por opiniões, informações, dados e conceitos emitidos em artigos e colunas assinados e nos textos em que é citada a fonte.