Qua01292020

Last updateDom, 01 Set 2013 9am

Dartagnan Zanela

Dartagnan Zanela

Professor e ensaísta. Autor dos livros Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos – ensaios sociológicos.

Quinta, 02 Janeiro 2020 13:54

AS REDES FALAM MAIS QUE O HOMEM DA COBRA

 

 

 

As redes sociais são, ao seu modo, uma baita ferramenta. Por meio delas conectamo-nos com outras pessoas, temos acesso a inúmeras informações, expressamos o que pensamos e sentimos e, inclusive, temos a possibilidade de fazer negócios através das ditas cujas.

Quinta, 19 Dezembro 2019 15:24

A FACE OCULTA DA HIDRA VERMELHA

 

 

 

Com frequência vemos pessoas, bem ou mal intencionadas, jurarem com os pés juntos que são profundamente democráticas e que o são, inclusive, quando estão tomando banho ou dormindo, como se, tal jura, projeta-se sobre suas carcaças uma aureola angelical sem par. Como se fossem santinhos seculares.

Quarta, 04 Dezembro 2019 11:03

SOMOS MAIS DO QUE ISSO

 

 

 

Existem certas frases que são repetidas a exaustão nas mais variadas ocasiões e circunstâncias e que, de certa forma, são aceitas por nós como sendo a mais pura e cristalina expressão da verdade; porém, no frigir dos ovos, não são nada disso.

Segunda, 09 Setembro 2019 16:25

ENTRE RUI E OS BARBOSAS

 

 

 

Um discurso é um momento ímpar onde uma gentil alma, na posição de orador, tem a grata oportunidade de partilhar com os seus algumas reflexões sobre a vida, sobre a trama de sentidos que a compõe.

Sexta, 16 Agosto 2019 10:11

É O QUE TEMOS PARA O MOMENTO

 

 

 

Jair Bolsonaro está longe de ser o presidente ideal; ele também não está nem um pouco próximo de ser um grande Estadista. Sim. Estou sabendo. Já ouvi falar disso.

Quinta, 25 Julho 2019 11:06

UMA BREVE NOTA SOBRE O CIENTIFICISMO

 

 

 

Uma das grandes esquisitices dessa nossa vida doida manifesta-se, toda portentosa, quando vemos uma pessoa, devidamente diplomada, fazendo pouco caso dos inúmeros fenômenos que estão além de sua compreensão, do nosso entendimento, com aquela soberba pose de superioridade “científica”.

Segunda, 01 Julho 2019 11:39

MÁXIMAS DUM TINTEIRO MÍNIMO

 

 

O que nos diferencia uns dos outros, em nossa mediocridade fundamental, é que uns se envergonham disso e labutam para mudar esse quadro nada original; outros, muito pelo contrário, se orgulham de sua mendacidade e acreditam que ela seria o nível mais elevado que um ser humano seria capaz de atingir.

Quinta, 06 Junho 2019 16:48

O CALAR DOS SINOS

A procura pelo silêncio é uma jornada longa e cansativa, especialmente num mundo como o nosso onde o alarido e a balburdia são tidos, mesmo que veladamente, como sendo uma espécie de regra [travessa] de convívio.

Terça, 28 Maio 2019 18:05

A TRISTEZA DE DOM QUIXOTE

Toda vez que ouvimos o termo “burguês”, a primeira imagem que nos vem à mente é a de uma classe social. Tal imagem, em si, não é incorreta; porém, a burguesia, o aburguesar-se, é muito mais do que apenas uma referência a uma determinada posição socioeconômica ocupada por um indivíduo; é, antes de qualquer coisa, um estado de espírito.

Quinta, 04 Abril 2019 15:49

A ESTUPIDEZ COMO FONTE DE AUTORIDADE

 

 

 

Houve um tempo que algumas pessoas julgavam-se a última bolacha do pacote só porque haviam lido um livro que, por sua deixa, as encantou. Muitas vezes era o único livro que fora lido por elas na vida.

Pagina 1 de 31
  • Copyright © 2007. www.rplib.com.br . Todos os direitos reservados.

    Republicação ou redistribuição do conteúdo do site RPLIB é permitido desde que citada a fonte. O site RPLIB não se responsabiliza por opiniões, informações, dados e conceitos emitidos em artigos e colunas assinados e nos textos em que é citada a fonte.