
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho, nascido em Campinas, estado de São Paulo, tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros. A tônica de sua obra é a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia "científica". Para Olavo de Carvalho, existe um vínculo indissolúvel entre a objetividade do conhecimento e a autonomia da consciência individual, vínculo este que se perde de vista quando o critério de validade do saber é reduzido a um formulário impessoal e uniforme para uso da classe acadêmica.
AS GARRAS DA ESFINGE - RENÉ GUÉNON E A ISLAMIZAÇÃO DO OCIDENTE
Muitos cristãos, católicos ou não, sentiram-se tão indignados ante os ensinamentos de René Guénon que fizeram várias tentativas de refutá-lo e até de achincalhá-lo. Essas tentativas só provaram a superioridade intelectual do adversário e caíram no ridículo ou no esquecimento.
A AFIRMAÇÃO MAIS IMBECIL QUE JÁ LI EM 70 ANOS DE VIDA
Quem proclamou os dogmas do cristianismo foi o próprio Jesus Cristo, e não “alguns cristãos”. Foi Ele, e não algum Papa ou teólogo depois d’Ele, quem disse: “O céu e terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” e condenou às penas do inferno quem alterasse a forma ou o sentido delas.
O HABITUAL SERVICINHO SUJO DA FOLHA DE SÃO PAULO
O jornal do sr. Frias faz o seu habitual servicinho sujo ao tentar me pintar com os traços do típico ideólogo literário ou acadêmico, sempre ansioso para fazer a cabeça de algum político e governar por procuração.
A LUTA ESSENCIAL DO NOSSO TEMPO
Isso quer dizer que todo o debate político contemporâneo, na medida em que se resuma a um confronto de ideologias, já está decidido de antemão, só restando aos liberais e conservadores tentar desacelerar uma queda que não podem deter e para a qual eles mesmos contribuem com fervor quase religioso.
NOTÍCIAS FALSAS
Isso é rotina. Novidade é a incorporação instantânea, geral e uniforme do termo infamante “notícia falsa” ao vocabulário esquerdista da grande mídia. Ela prenuncia, nada mais, nada menos, a mais vasta e temível operação de controle ditatorial da opinião pública que já se viu neste mundo.
CONSERVADORISMO NO BRASIL, COMO LIDAR COM JORNALISTAS, BRASÍLIA, ETC.
Um país de maioria conservadora sem um só partido conservador, um só jornal diário conservador, um só canal de TV conservador, uma só universidade conservadora, é por si a maior aberração política de todos os tempos.
PAÍS DE MERDA CHEIO DE FILHOS DA PUTA
Cada um dos que proclamam "nada devo ao Olavo de Carvalho" que trate de provar que já tinha clara consciência crítica da hegemonia comunista no Brasil antes de publicados os meus livros "A Nova Era e a Revolução Cultural" (1993) e "O Imbecil Coletivo" (1996).
O IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEF
O problema do Brasil não é o Collor, não é o FHC, não é o Lula, não é a Dilma. É a porra do SISTEMA, o estamento burocrático e suas malditas instituições.
A APOTEOSE DO FINGIMENTO HISTÉRICO
Subsidiado por patrocínios bilionários, o fingimento histérico brasileiro fez da abertura das Olimpíadas a sua mais vistosa apoteose.
DEVASTAÇÃO CULTURAL ENCARNADA
Nada pode estar tão distante de alguma outra coisa como o intercâmbio intelectual genuíno está do debate político-partidário e ideológico tal como se trava na nossa mídia e nas nossas instituições universitárias.