
Ubiratan Iorio
UBIRATAN IORIO, Doutor em Economia EPGE/Fundação Getulio Vargas, 1984), Economista (UFRJ, 1969).Vice-Presidente do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ(2000/2003), Vice-Diretor da FCE/UERJ (1996/1999), Professor Adjunto do Departamento de Análise Econômica da FCE/UERJ, Professor do Mestrado da Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC, Professor dos Cursos Especiais (MBA) da Fundação Getulio Vargas e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenador da Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC (1995/1998), Pesquisador do IBMEC (1982/1994), Economista do IBRE/FGV (1973/1982), funcionário do Banco Central do Brasil (1966/1973). Livros publicados: "Economia e Liberdade: a Escola Austríaca e a Economia Brasileira" (Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1997, 2ª ed.); "Uma Análise Econômica do Problema do Cheque sem Fundos no Brasil" (Banco Central/IBMEC, Brasília, 1985); "Macroeconomia e Política Macroeconômica" (IBMEC, Rio de Janeiro, 1984). Articulista de Economia do Jornal do Brasil (desde 2003), do jornal O DIA (1998/2001), cerca de duzentos artigos publicados em jornais e revistas. Consultor de diversas instituições.
DÍVIDA "HISTÓRICA": UMA RETÓRICA ALEGÓRICA
Parece que estamos rumando em direção a uma sociedade em que ninguém é responsável pelo que faz, mas todos nós somos responsáveis por aquilo que outras pessoas fizeram, no presente ou no passado. Thomas Sowell
A INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL
Um tema que se arrasta há três décadas.
ELEIÇÕES AMERICANAS: "FRAUDE" EXPLICA?
A mídia mundial finge que não sabe, mas a verdade é que as bases dos Democrats vêm se afastando de seu cariz original - de centro com leve tendência à esquerda - e fazendo o semblante do partido ficar cada vez mais socialista.
LIBERALISMO À LA CARTE (OU: O MEU LIBERALISMO É MELHOR DO QUE O SEU, MANÉ)
Essas quatro liberdades estão sempre presentes, embora em doses diferentes, implícita ou explicitamente, na história do pensamento liberal.
QUANDO PRA BAIXO NEM OS SANTOS AJUDAM
Por que tantas dificuldades para fazer o que é um consenso, por que essa incrível rebeldia ao que é gritante?
LEBRES, TARTARUGAS, PARAFUSOS FROUXOS E O CONTO DO VIGÁRIO DA “EMERGÊNCIA DEFINITIVA”
São bastante preocupantes algumas propostas escalafobéticas que têm surgido desde que os brasileiros passaram a lavar as mãos com mais cuidado e a esfregá-las com álccol gel dezenas de vezes por dia.
POR QUE É BOM QUE EXISTAM CADA VEZ MAIS BILIONÁRIOS
Quem não sabe como a economia real funciona, pode facilmente ser levado a invejar os bem-sucedidos
HEIN? EDITAR A SOCIEDADE? COMO ASSIM?
Por conseguinte, nossa lei maior veta a censura, entendida como qualquer ato com o intento de abolir ou suspender a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.
ESCASSEZ X ABUNDÂNCIA, SOCIALISMO X CAPITALISMO - Republicação
Uma das características do capitalismo e que é sempre maior quanto maior for a liberdade de participar do processo de mercado, é a de aumentar as possibilidades de escolha dos consumidores, pela existência e diversidade da oferta de bens e serviços, produzidos com suficiência para atender às suas demandas.
PANDEMIA E TIRANIA
Essa - exatamente essa – é a grande aflição que os liberais estão sentindo nos últimos meses.